segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Noites estranhas

Clara nunca foi nenhum primor pra dormir. Raras são as noites em que ela não acorda (e mama). Mas geralmente ela acorda, dá uma choradinha, me chama, mama e volta a dormir, coloco no berço e a vida segue. Eis que na quinta passada ela acordou chorando muito, assustada. Mamou e dormiu, mas quando eu ia colocar no berço ela acordava e gritava que não queria. Tentei de tudo, passou um tempo e acabei desistindo e levando pra nossa cama, onde ela dormiu tranquila até de manhã. Vejam bem, isso nunca aconteceu antes, ou melhor, só quando ela era bem menor, ou quando ela acorda bem próximo de amanhecer e estou com muito sono e acabo levando. No dia seguinte, noite de sexta, a história se repete. Ela acordou antes das 2 da manhã muito assustada. Peguei, ninei, dei o peito. E ela mamou o que tinha e o que não tinha, e quando ia voltar pro berço abria o berreiro. E voltava e mastigava o peito por mais um tempo, e dormia, e acordava. Na hora, super cansada e sem conseguir analisar direito a situação, fiquei sem entender o que estava acontecendo, tinha hora que achava que era manha, que ela queria ir pra nossa cama, etc. Mas depois pensando direito acho que ela estava com medo de ficar no berço. Ela se encolhia no cantinho e não queria chegar do outro lado por nada no mundo. Achei melhor não levar pra cama novamente pra não criar o hábito, e fiquei no quarto com ela. Depois de milhares de tentativas, já devia ser umas 4 da manhã, chamei o pai e fui deitar, sob protestos e choro dela. Mas eu estava exausta e deixei marido ralar um pouco. Acho que por volta das 5 ele conseguiu convence-la a voltar pro berço, quando a exaustão falou mais alto. Não sei se ela teve um pesadelo, não sei o que houve, mas ela ficou muito cismada com um canto do berço. Até hoje nas acordadas noturnas quando chego no quarto ela está em pé bem colada na grade de outro lado. Estranho, muito estranho.

5 comentários:

Lia disse...

Kelly, gosto de ler suas histórias da Clara porque ela e Emília estão sempre na mesma fase. Aqui Emília anda muito grudada comigo, tudo é a mamãe, e ela, que não mama de madrugada há um ano, deu pra acordar às 5h berrando "té mamá!". Sabe, eu acho que é da idade, os dois anos se aproximando, a identidade se firmando... é o fim da fase da fusão com a mãe, e isso gera uma crise. Sei lá, é o meu palpite.
No mais, sugestão: compra uma caminha pra Clara. Ela vai amar.

Fabiana disse...

Pensei que poderia ser o tal "terror noturno" onde as crianças acordam chorando desesperadamente sem motivos à noite.

Mas como vc disse que é medo de um cantinho específico do berço pode ser que seja mesmo pesadelo. Mas duas noites seguidas? Estranho mesmo.

Bora ser muito carinhosa com a pequena nesse momento.

Bjos.

yahhh disse...

Que estranho... Mas pode ser algum pesadelo... Não sei. rsrs! Alice dorme na cama comigo, e dorme a noite toda. Mas ontem também chorou bastante, não sei o que houve. rsrs!! Beijos

Rafaella disse...

Que estranho...
Tem que tomar cuidado e observar, ver se não é algo machucando nesse lado ou ate um bichinho pequeno que entra....
Mas pode ser tambem pesadelos...
São tantas duvidas rsrs...
Mas tomara que passe...
Bjos

lolo disse...

Tadinha! Será que são pesadelos? Aqui as noites têm sido estranhas também, Lara (que sempre foi um primor para dormir!!!) tem acordado todas as madrugadas, só quer a mamãe, e às vezes não aceita voltar pro berço de jeito nenhum. Eu, que detesto leva-la para minha cama, acabo cedendo à exaustão! Não sei mais o que fazer!!!