terça-feira, 19 de março de 2013

Desfralde noturno

Desde o ano passado Clara não usa mais fraldas durante o dia. O processo de desfralde foi dentro dos padrões, com um pouco mais de trabalho para o numero 2, mas normal. Na escola onde ela estuda eles costumam dar início ao desfralde na turminha de 2 anos, mais ou menos ao mesmo tempo, variando apenas de acordo com o desenvolvimento da criança, mas geralmente no final do ano todos já estão desfraldados. No início fiquei bem preocupada com o processo, mas deu tudo certo, não acho que a Clara tenha se sentido pressionada como eu temia, mas sim que entrou na "onda" do desfralde. A instrução que nos dão é de fazer o desfralde total de uma vez, ou seja, diurno e noturno. Sei de várias pessoas que fizeram e várias que não fizeram. Nós estamos no segundo grupo. Achamos que seria demais e decidimos fazer o diurno primeiro e depois pensar no noturno.
Há mais ou menos um mês finalmente decidimos iniciar o noturno. O processo tem sido lento e quase toda noite temos cama molhada. O que me animou a iniciar foi uma sequencia de fraldas secas pela manhã. Antes de começar conversei com a Clara e ela gostou da ideia, tanto que não aceita mais quando digo que vou colocar fraldas. Além de diminuir os liquidos a noite, tomamos o cuidado de leva-la ao banheiro antes de deitar, e quando eu vou dormir, bem mais tarde, a levo novamente. Apenas essa ida não estava sendo suficiente, então passamos a colocar o despertador por volta das 5 da manhã e leva-la mais uma vez. Confesso que quase sempre eu não acordo e se o Papai não vai ela acaba fazendo na cama. Tenho estado bem tranquila com relação a tudo, quando ela faz xixi simplesmente troco a roupa e peço pra ela me chamar da próxima vez, mas espero que essa fase não dure muito e que logo ela comece a nos chamar.
Um arrependimento que eu tenho é de não ter começado o processo antes, da forma como a escola sugeriu. É que logo no início do desfralde, Clara começou a acordar a noite quando queria fazer xixi e nos chamar. Nas primeiras vezes, nós pais "tapados", falávamos que ela podia fazer na fralda, isso tudo movidos pelo sono. Mas logo percebi a besteira e comecei a leva-la ao banheiro imediatamente. Nesses dias tínhamos que ter tirado a fralda. Mas por comodismo ou por falta de bom senso não tiramos. Depois de um tempo ela parou de acordar e passou a "encher" a fralda novamente. Tenho a impressão que perdi uma janela importante aí e demorei pra me tocar disso. Não que esteja tarde, nada disso. Ela só tem 3 anos e é totalmente normal que ela ainda não tenha esse controle, é que eu acho que poderíamos ter engatado o processo e talvez tivesse sido mais fácil.
Agora mesmo acabei de ir lá trocar toda roupa da minha cama porque o xixi escapou mais cedo hoje (risos), antes de eu ter tempo de transferi-la pro quarto dela.

Um comentário:

Fabiana disse...

Aqui o processo do desfralde demorou bastante. mas depois de 3 tentativas, eis que conseguimos durante o dia. O cocô ainda não e ela 99% das fezes abaixa pra fazer na calcinha. O noturno nem pensamos ainda em fazer. Mas já ouvi essa de acordar de noite pra levar a criança. Quem sabe com a chegada da Clarice e ter que acordar mesmo de madrugada pras mamadas eu já não aproveite pra colocar o desfralde noturno na jogada =)

E quanto à Clara, como vc disse, ela é nova e muito esperta. Logo, logo vai.

Bjos.