quinta-feira, 3 de julho de 2014

Viagem para a França: Provence - Avignon

Saímos de Moustiers-Sainte-Mairie na correria quando descobrimos que teríamos que pegar as chaves do apartamento alugado em Avignon até as 19 horas e estávamos no limite do tempo. Foi uma viagem meio tensa pois pelo cálculo do GPS chegaríamos depois desse horário. Quando finalmente chegamos à cidade (faltando 5 minutos para as 19), ligamos para o proprietário e ele disse que poderíamos ir direto ao apartamento que ele havia pedido para uma pessoa ir levar a chave. Assim fizemos e deu tudo certo. 

Como já falei neste post, não gostamos do apartamento alugado em Avignon. Ele fica no térreo de um prédinho de 4 andares e tem uma decoração de gosto duvidoso. Até aí tudo bem, o problema é que era mal equipado, tinha máquina de lavar mas não tinha varal, a cozinha faltava utensílios, o banheiro era ruim e a limpeza também deixou muito a desejar. Como Avignon seria nosso local de pernoite e passaríamos os dias rodando pelas cidadezinhas da Provence decidimos permanecer neste local mesmo, pois já havíamos pago e não queríamos ter o trabalho de pedir o cancelamento da reserva. 

A localização era boa, bem perto do Palais du Papes, do estacionamento gratuito Alless de l'Oulle e de fácil acesso, mas diferente dos outros lugares que ficamos, não havia mercadinhos, boulangeries nem restaurantes muito próximos. Era um lugar sem movimento e nos sentimos meio isolados. Aliás esta foi a impressão que tivemos de Avignon: uma cidade sem movimento, sem vida, muito diferente de Aix-en-Provence! No final de semana foi difícil até tomar café da manhã, pois tudo estava fechado. Provavelmente o local onde ficamos nos influenciou negativamente sobre a cidade, mas depois conseguimos andar por outras áreas e nossa impressão não mudou muito, parece ser realmente uma cidade muito pacata (e olha que nem somos baladeiros). Apesar disso, não deixa de ser uma cidade muito bonita, que com suas muralhas bem preservadas que circundam todo o centro histórico e o lindo Rio Rhône, vale muito a pena ser visitada.

Em Avignon visitamos o Palais du Papes, um magnífico Palácio que, juntamente com a Pont d’Avignon (ou Pont Saint Bénezet), Le Petit Palais e as muralhas da cidade, fazem parte de um conjunto arquitetônico tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

O Palácio dos Papas em Avignon foi sede da Igreja Católica por 68 anos no século XIV, quando os papas estabeleceram ali sua residência, se tornando palco de uma grande disputa de poderes, até que Roma conseguiu retomar todo o seu poder e levar de volta pra lá a residencia papal. Ao todo 7 papas moraram em Avignon, todos franceses.

O Palácio dos Papas se destaca como o poderoso símbolo da influência da igreja em todo o mundo cristão ocidental no século XIV. A construção foi iniciada em 1335 e concluída em menos de vinte anos sob a liderança de dois papas construtores, Bento XII e seu sucessor Clemente VI. Palácio Papal é o maior palácio gótico em toda a Europa (15.000 m2 de área útil, que é o equivalente a 4 catedrais góticas).

O visitante pode ver mais de 20 quartos, cenas de acontecimentos históricos, em particular aposentos privados do papa e os afrescos pintados pelo artista italiano Matteo Giovannetti. Palácio Papal também oferece ao visitante contínuas atividades culturais durante todo o ano.” (Fonte: http://www.palais-des-papes.com/fr)

É uma visita imperdível, o Palácio é de uma grandiosidade incrível, por dentro e por fora. Há exibição de vídeos contando a história do lugar, apresentação de maquetes mostrando como o Palácio foi mudando e aumentando em cada período e explicações escritas em fichas em várias línguas. Nós não pegamos audio-guia, mas também estão disponíveis. Não é possível entrar com carrinho de bebê. No alto da torre há um café que deve ter um visual fantástico, mas infelizmente quando fomos tinha acabado de fechar. Não foi uma visita muito longa pois fomos a tarde e Clara já estava cansada, mas valeu a pena. 

Já no final do dia saímos do Palácio seguimos para o Parque Rocher des Doms, que fica ao lado, onde encontramos 2 parquinhos e a pequena pode gastar energia. 

Em Avignon sempre deixávamos o carro no estacionamento perto do apartamento e só andávamos a pé. Como chegávamos cansados acabávamos não tendo animo de ficar procurando muito e íamos a lugares mais próximos. Por esse motivo em 3 noites fomos jantar na Place de l’Horloge, que é bem charmosa e cheia de restaurantes. Também tem um carrossel, que infelizmente fecha cedo, Clara conseguiu andar nele apenar uma vez quando chegamos mais cedo, nos outros dias estava sempre fechado. Quanto aos restaurantes não gostamos dos que fomos, por isso não vou cita-los. 

No dia que chegamos mais cedo e pudemos dar uma volta maior pela cidade encontramos um bom restaurante chamado L’Epicerie (http://www.restaurantlepicerie.fr/), que fica na Place Saint-Pierre. Finalmente comemos bem em Avignon! 

Nos demais dias nossa programação foi a seguinte: 
Dia 1 – Vaison de La Romaine e Chateauneuf du Pape
Dia 2 – Lourmarin, Roussilon e Gordes, jantamos em L'Isle Sur la Sorgue 
Dia 3 – Les Baux-de-Provence 
Dia 4 – Pont Du Gard, Uzes, Papais Du Pape em Avignon 
Dia 5 – Volta para Paris no trem TGV

Carrossel da Place de l'Horloge

Place de l'Horloge

Palais du Papes

Palais du Papes


Interior do Palais du Papes

Interior do Palais du Papes

Maquete do Palais du Papes






Parquinho no Rocher des Doms
Pont d'Avignon
L'Epicerie, um bom restaurante

Muralhas de Avignon


Um comentário:

Chris Ferreira disse...

Que delícia de viagem!
Amei o post e as fotos!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br